terça-feira, 29 de março de 2011

(...Pausa...)

Dear followers

Aconteceu... Chegámos ao fim do Segundo Período.... E para os leigos que não compreendem o que isto significa, nós esclarecemos: VAMOS DE FÉRIAS!!!!!!! weeeeee  =DD Esta é para todos nós uma época muito especial em que tencionamos sobretudo não fazer nada. Acabámos finalmente o período mais longo do ano lectivo, que nos correu razoavelmente bem (apesar de alguns contratempos e atrasos desesperantes), e está na hora da pausa antes do grande final.

Até à próxima e boas férias....


terça-feira, 22 de março de 2011

Tempo é vida

A probabilidade de sobreviver e recuperar quando se está em risco de vida, depende da forma como se é socorrido. Quando alguém fica em risco de vida, fica dependente da ajuda que recebe. A situação extrema de risco de vida é a paragem cardíaca e respiratória. Neste caso, a vítima está dependente da ajuda das testemunhas e da sua capacidade de adaptarem, a tempo, as decisões e atitudes correctas.
Se nada for feito a probabilidade de salvar uma vítima de paragem cardio-respiratória diminui 7 a 10% por cada minuto que passa sem a vítima ser ajudada.


Num indivíduo em PCR as reservas de energia e de oxigénio esgotam-se ao fim de cinco minutos. A partir desse momento o sofrimento cerebral vai-se agravando de tal forma que a probabilidade de recuperar o funcionamento do cérebro e retomar uma vida comparável à que existia antes da paragem se reduz drasticamente. Se a reanimação for atrasada o cérebro sofre lesões irreparáveis mais rapidamente do que o próprio coração.

A maioria dos acidentes que provocam PCR, acontecem fora dos hospitais e longe dos profissionais de saúde. Por essa razão, qualquer cidadão vítima de doença súbita fica dependente de quem presencia o acontecimento. Em condições ideias, todo o cidadão devia estar preparado para saber o que fazer, ou seja iniciar “suporte básico de vida”.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Atingimos a luz...

É mesmo verdade... Finalmente o tempo de espera acabou... A Escola de Enfermagem S. João de Deus  respondeu e já planeamos uma data quer para as nossas mini-aulas de SBV (para os leigos na matéria, SBV = Suporte Básico de Vida), quer para as aulas prácticas na escola. Assim, temos boas e más noticias. As boas noticias já foram dadas, as más é que todos estes projectos passaram para o 3º Período -.- o que quer dizer que não poderemos alargar o nosso projecto à comunidade como previsto. Não que isso seja mau de todo... =DD

BOAS FÉRIAS DO CARNAVAL!!!! weeeeee
Mascarem-se muito!!!!!

beijos e abraços...