terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Engasgamento

É uma obstrução da via aérea.
Existem dois tipos de obstrução:
v  Na obstrução parcial, a vítima consegue respirar, e deve ser encorajada a tossir, de modo a expelir o objecto.
v  Na obstrução total, a vítima não consegue respirar, e muito menos tossir, o que torna necessário a aplicação de manobras que descreveremos de seguida.
Sinais e Sintomas:
v  Na obstrução ligeira: tosse; a vítima agarra a garganta com as mãos.
v  Na obstrução grave: cianose (cor da pele cinzenta ou azulada); as veias do pescoço ficam dilatadas; perda da consciência.
No caso de uma obstrução grave, deves aplicar:
                  5 Pancadas Interescapulares:
Coloca-te atrás da vítima e segura-a pela cintura enquanto ela se inclina para a frente.
Executa as pancadas entre as omoplatas, sobre a região dorsal, com a base da mão.

Se a obstrução se mantiver, aplica:
              5 Compressões Abdominais:
Coloca-te atrás da vítima com os braços à volta do abdómen. Inclinar a vítima para a frente.
Coloca uma mão sobre o abdómen, entre o umbigo e o apêndice xifóide, e coloca a outra mão sobre a primeira.
Fazer pressão para dentro e para cima.
                                                                                 


      Em caso de a vítima ser obesa ou grávida, terás de substituir as manobras da compressão abdominais pela compressão torácicas
               Compressões torácicas:
Coloca-te atrás da vítima e passar os braços por debaixo das axilas da vítima.
Coloca uma mão sobre o centro do tórax e a outra mão por cima da primeira. Evitar o apêndice xifóide e a região de articulação das costelas com o esterno.
Executar pressão sobre o tórax da vítima, contra o tronco do socorrista

      Estas compressões torácicas/abdominais terão de ser alternadas com as pancadas interescapulares, em grupos de 5.

 Ao fim de qualquer destas manobras (pancadas interescapulares, compressões torácicas e abdominais) verifica se o Corpo Estranho foi desalojado.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Electrocussão

A electrocussão é a situação provocada pela passagem da corrente eléctrica através do corpo.
-  A gravidade das consequências de um choque eléctrico depende da:
v  Intensidade da corrente;
v Tipo de corrente;                                                                          
v  Tempo do contacto;
v  Local de entrada e saída da corrente no organismo;
v  Humidade, que reduz a resistência da pele provocando consequências do choque mais graves.
Principais cuidados a ter no local: desligar a fonte de energia elétrica; chamar os bombeiros; se existirem várias vítimas começar por identificar as inconscientes e se tiveres formação, inicia as manobras de reanimação em função da avaliação feita, considera sempre a possibilidade de tramatismo craniano e lesão da coluna cervical caso a vítima tenha caído.


Fracturas

Uma fractura é uma ruptura na continuidade do osso. Existem dois tipos de fracturas:  fechadas ou abertas.
  • Numa fractura fechada, não há comunicação do foco da fractura com o exterior através da pele.
  • Numa fractura aberta, essa comunicação existe, podendo uma ou ambas as extremidades do osso se projectarem através da pele.

Geralmente, as fracturas são causadas por um traumatismo súbito que faz incidir no osso uma forma superior àquela que ele pode suportar. Essa força pode ser directa (como por exemplo quando se dá uma martelada num dedo) ou indirecta (como numa entorse).
Há algumas doenças que podem diminuir a resistência do osso como a osteoporose e algumas formas de cancro, no entanto, as pessoas com maior tendência para fracturas são os idosos, pois são os que possuem os ossos mais frágeis.

Os principais sintomas são um edema no local de fractura, deformação regional e dor intensa, que geralmente piora quando se faz algum movimento. Quando um individuo sofre de uma fractura diagnosticada ou suspeita de tal, deve dirigir-se ao hospital, e nunca tentar forçar o alinhamento do osso. Até que a zona seja imobilizada por um profissional tenta não fazer muitos movimentos de modo a evitar um maior dano. É importante não comer ou beber, pois pode dar-se o caso de a situação requerer uma intervenção cirurgica sob anestesia geral.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Queimaduras

As queimaduras são lesões nos tecidos, que podem ser provocadas por agentes físicos e químicos. Exemplos de agentes físicos são: o sol, radiações, fogo, vapores quentes e electricidade. Exemplos de agentes químicos são: ácidos e bases (lixívia, por exemplo). Os diferentes tipos de queimaduras são: primeiro grau, segundo grau e terceiro grau.


As queimaduras de 1º grau atingem apenas a epiderme (camada mais superficial da pele). O local fica vermelho, um pouco inchado, e pode provocar um pouco de dor. É recomendável usar água fria corrente ou compressas húmidas, secar o local sem esfregar e fazer um curativo com uma compressa seca.


As queimaduras de 2º grau atingem a derme e a epiderme. O local fica vermelho, inchado e com bolhas. É recomendável o uso de água fria corrente ou compressas húmidas, secar o local sem esfregar e fazer um curativo com uma compressa seca. ATENÇÃO: Não rebentes as bolhas.



As queimaduras de 3º grau atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos músculos e ossos. Como os nervos são destruídos, não há dor. A aparência da queimadura é escura (carbonizada) ou esbranquiçada.  É recomendável retirar os acessórios e roupas (a menos que estes estejam colados à pele), usar compressas húmidas para resfriar o local, envolver a vítima em cobertores, para evitar hipotermia, e deslocar-se o mais rápido possível ao hospital.

Um pouco de conhecimento...

Olá a todos, nos próximos dias, vamos tentar transmitirvos alguns dos nossos conhecimentos, mas de forma básica e acessível.
Fiquem atentos!!!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A Reviravolta...

Oi! Nós, outra vez…
No início do ano, nós (pobres inconscientes! [passado]) queríamos fazer tudo, os temas mais importantes do socorrismo: queimaduras, electrocussão, fracturas, engasgamento e paragem cárdio-respiratória.
Foi então que por inspiração divina (se considerarmos isso uma ida aos bombeiros) percebemos que era impossível, pois apesar de sermos fantasticamente magníficos (uns autênticos super-heróis! [brincadeirinha xD]) não conseguiríamos fazer tanto em tão pouco tempo.
Assim o nosso trabalho é e será sempre só sobre a paragem cárdio-respiratória em adultos, o nosso predilecto (para quem não percebeu, é o que nós mais gostamos) e o mais complexo.


Até à vista!
Joquinhas (com k) e abraços do “Dás-me um minuto?”!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A segunda vez corre sempre melhor...

Caros visitantes...VOLTÁMOS!! =D
Agora que as aulas começaram, é altura de começar a trabalhar e de voltar as atenções para o que realmente importa: o nosso querido blog.
Como já dissemos somos um grupo de A.P. do 12ºD da ESGP. Os funny "blogueiros" são: a Ana Valeriano, a Ana Lima, a Ana Leal, o André Campaniço e a Susana da Luz. Sim, somos nós!!
Chegámos nós das férias do Verão, quando nos deram esta hárdua tarefa.... UM PROJECTO.... Não tem sido nada fácil, mas modéstia à parte, temo-nos safado muito bem. =P
Quando começamos com esta infame obra, tivemos de escolher um tema e entre várias hipóteses, esta foi a vencedora... (uma breve pausa... suspense...)

SOCORRISMO!!!

Espero que aprendam muitissimo connosco.
BOM ANOOOOOOO!!!!
E faz a diferença, pois uma vida pode estar nas tuas mãos!!