sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Fracturas

Uma fractura é uma ruptura na continuidade do osso. Existem dois tipos de fracturas:  fechadas ou abertas.
  • Numa fractura fechada, não há comunicação do foco da fractura com o exterior através da pele.
  • Numa fractura aberta, essa comunicação existe, podendo uma ou ambas as extremidades do osso se projectarem através da pele.

Geralmente, as fracturas são causadas por um traumatismo súbito que faz incidir no osso uma forma superior àquela que ele pode suportar. Essa força pode ser directa (como por exemplo quando se dá uma martelada num dedo) ou indirecta (como numa entorse).
Há algumas doenças que podem diminuir a resistência do osso como a osteoporose e algumas formas de cancro, no entanto, as pessoas com maior tendência para fracturas são os idosos, pois são os que possuem os ossos mais frágeis.

Os principais sintomas são um edema no local de fractura, deformação regional e dor intensa, que geralmente piora quando se faz algum movimento. Quando um individuo sofre de uma fractura diagnosticada ou suspeita de tal, deve dirigir-se ao hospital, e nunca tentar forçar o alinhamento do osso. Até que a zona seja imobilizada por um profissional tenta não fazer muitos movimentos de modo a evitar um maior dano. É importante não comer ou beber, pois pode dar-se o caso de a situação requerer uma intervenção cirurgica sob anestesia geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário