terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Queimaduras

As queimaduras são lesões nos tecidos, que podem ser provocadas por agentes físicos e químicos. Exemplos de agentes físicos são: o sol, radiações, fogo, vapores quentes e electricidade. Exemplos de agentes químicos são: ácidos e bases (lixívia, por exemplo). Os diferentes tipos de queimaduras são: primeiro grau, segundo grau e terceiro grau.


As queimaduras de 1º grau atingem apenas a epiderme (camada mais superficial da pele). O local fica vermelho, um pouco inchado, e pode provocar um pouco de dor. É recomendável usar água fria corrente ou compressas húmidas, secar o local sem esfregar e fazer um curativo com uma compressa seca.


As queimaduras de 2º grau atingem a derme e a epiderme. O local fica vermelho, inchado e com bolhas. É recomendável o uso de água fria corrente ou compressas húmidas, secar o local sem esfregar e fazer um curativo com uma compressa seca. ATENÇÃO: Não rebentes as bolhas.



As queimaduras de 3º grau atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos músculos e ossos. Como os nervos são destruídos, não há dor. A aparência da queimadura é escura (carbonizada) ou esbranquiçada.  É recomendável retirar os acessórios e roupas (a menos que estes estejam colados à pele), usar compressas húmidas para resfriar o local, envolver a vítima em cobertores, para evitar hipotermia, e deslocar-se o mais rápido possível ao hospital.

Sem comentários:

Enviar um comentário