terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Paragem Cardio-Respiratória

                A reanimação cardio-pulmonar representa o conjunto de medidas utilizadas para manter a circulação e a oxigenação numa vítima em paragem ventilatória e em paragem circulatória.
                Estas manobras podem dividir-se em Suporte Básico de Vida (SBV) e Suporte Avançado de Vida (SAV). As manobras de SBV podem ser aplicadas no local por um bombeiro ou uma pessoa que saiba como agir nesta situação. As manobras de SAV são realizadas por um bombeiro ou um médico já na ambulância ou no hospital.
                As manobras de SBV podem subdividir-se em:
·         Abertura da via respiratória
·         Ventilação
·         Circulação
Na abertura da via respiratória, deves de manter a permeabilidade da via aérea desapertando a roupa e expondo o tórax. Deves também de verificar se a vítima apresenta corpos estranhos na boca, como comida, próteses dentárias soltas, secreções.
Para avaliar a ventilação, deves ver, ouvir, sentir e palpar o pulso durante 10 segundos. Se a vítima não tiver pulso e/ou não ventilar, solicitar ajuda diferenciada. Se tiver sozinho com a vítima, vá; se tiver acompanhado, peça para ir pedir ajuda.
Na circulação, procurar sinais desta: no pulso carotídeo, pesquisar se respira, existência de movimentos e tosse. Mantendo sempre a via aérea permeável.

 

·         Se a vítima não ventilar, mas apresentar sinais de circulação, iniciar as insuflações com um ritmo de 10 por minuto. Cada insuflação 2 segundos, aguardar 4 segundos e avaliar de novo sinais de circulação ao fim de um minuto, ou seja, 10 insuflações.
·         Se não palpar pulso na vítima, iniciar as compressões torácicas. São 30 compressões torácicas, seguidas de 2 insuflações, começando sempre pelas compressões. Mantém-se o ciclo 30 compressões/2 insuflações até que a vítima recupere, que um médico mande parar as manobras, seja substituído, a vítima seja entregue na unidade hospitalar ou esteja exausto.



Para efectuar as manobras, deve colocar a vítima sobre uma superfície plana e dura; as compressões devem ser regulares, ritmadas e sucessivas; o período de compressão tem a mesma duração que o de descompressão e a base da mão deve permanecer em contacto com o tórax da vítima.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário